Diferenças no crescimento e desenvolvimento neuropsicomotor de crianças em centros de educação infantil de Goiânia/GO

Autores

  • Juliana Campos Rodovalho
  • Ana Karolina Paiva Braga
  • Cibelle Kayenne Martins Roberto Formiga Universidade Estadual de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v14i1.10382

Palavras-chave:

Crescimento, Desenvolvimento Infantil, Lactente, Fatores de Risco, Creches

Resumo

RESUMO

Estudo transversal com objetivos de identificar as diferenças no crescimento e desenvolvimento neuropsicomotor de lactentes e verificar a associação entre os fatores de risco biológicos e ambientais. A amostra foi composta de 45 crianças entre 9 meses a 2 anos de idade que frequentaram creches municipais de Goiânia/GO, em março e abril de 2009. Foram avaliados o crescimento (peso, altura, relação peso/estatura, perímetro cefálico e perímetro torácico) e o desenvolvimento pelo Teste de Denver II, além da coleta de dados socioeconômicos, familiares, gestação, partos e neonatais. As meninas apresentaram maior peso em relação peso/estatura e menor risco de atraso no desenvolvimento pessoal-social. A relação peso/estatura sofreu influência de fatores socioeconômicos e o comprimento foi inversamente proporcional ao risco de atraso no desenvolvimento da linguagem. Reforça-se a importância da promoção de estratégias preventivas de possíveis problemas no desenvolvimento e crescimento das crianças juntamente com pais e cuidadores.

Descritores: Crescimento; Desenvolvimento Infantil; Lactente; Fatores de Risco; Creches.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliana Campos Rodovalho

Fisioterapeuta. Goiânia, GO, Brasil. E-mail: ju_rodovalho@hotmail.com.

Ana Karolina Paiva Braga

Fisioterapeuta. Goiânia, GO, Brasil. E-mail: anakarolinapbraga@hotmail.com.

Cibelle Kayenne Martins Roberto Formiga, Universidade Estadual de Goiás

Fisioterapeuta, Doutora em Ciências Médicas, Professora Adjunta, Universidade Estadual de Goiás. Goiânia, GO, Brasil. E-mail: cibellekayenne@gmail.com.

Downloads

Publicado

31/03/2012

Como Citar

1.
Rodovalho JC, Braga AKP, Formiga CKMR. Diferenças no crescimento e desenvolvimento neuropsicomotor de crianças em centros de educação infantil de Goiânia/GO. Rev. Eletr. Enferm. [Internet]. 31º de março de 2012 [citado 24º de maio de 2022];14(1):122-32. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fen/article/view/10382

Edição

Seção

Artigo Original