Contribuições do estágio extracurricular para as competências profissionais: percepções de acadêmicos de enfermagem
DOI:
https://doi.org/10.5216/ree.v14i2.10364Palavras-chave:
Estudantes de Enfermagem, Competência Profissional, Educação Baseada em Competências, Educação em EnfermagemResumo
http://dx.doi.org/10.5216/ree.v14i2.10364
O presente estudo teve como objetivo descrever e analisar como acadêmicos de enfermagem de um hospital público de Belo Horizonte (MG) percebem as contribuições, ideal (desejada) e real (efetiva), do estágio extracurricular para o desenvolvimento de competências profissionais, dada sua importância na formação acadêmica e profissional do estudante durante tal processo pedagógico. Trata-se de pesquisa descritiva de abordagem quantitativa, cujos dados foram coletados por meio de um questionário aplicado a trinta acadêmicos que faziam o estágio extracurricular no referido hospital. Os resultados mostraram que, tanto do ponto de vista do ideal como do real, esse tipo de atividade tem papel fundamental na formação de competências profissionais dos estudantes. As diferenças identificadas entre os níveis de percepção abordados indicaram necessidades de ações pedagógicas mais amplas visando melhorias nos processos de ensino e aprendizagem.