Segurança do cliente e as ações frente ao procedimento cirúrgico

Autores

  • Andréia Regina Lopes Grigoleto
  • Fernanda Raphael Escobar Gimenes Faculdade Anhanguera de Piracicaba
  • Maria do Carmo Querido Avelar Fundação Arnaldo Vieira de Carvalho

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v13i2.10326

Palavras-chave:

Enfermagem, Cirurgia, Gerenciamento de Segurança, Organização Mundial da Saúde.

Resumo

O procedimento anestésico-cirúrgico é parte integrante da assistência à saúde, contribuindo na prevenção de agravos à integridade física e perda de vidas. Como estratégia na redução desses eventos a Organização Mundial da Saúde lançou a campanha “cirurgias seguras salvam vidas”. Com o objetivo de discutir as ações voltadas à segurança dos pacientes no período operatório, buscou-se no site da Organização Mundial da Saúde os estudos disponíveis sobre avanços na execução de procedimentos seguros, com a implementação do Checklist, na sistematização dos cuidados preconizados no centro cirúrgico, que garantam alta eficácia e baixo custo. O estudo explicita e discorre sobre a estratégia de utilização do Sistema “Checklist”, apresentando ações específicas que permeiam três momentos do procedimento anestésico-cirúrgico. A implementação do Checklist confere o alcance do procedimento correto, pela equipe correta e paciente correto, tendo em vista estabelecer processos seguros na realização da cirurgia.

Descritores: Enfermagem; Cirurgia; Gerenciamento de Segurança; Organização Mundial da Saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andréia Regina Lopes Grigoleto

Enfermeira, Mestre em Enfermagem, Descalvado, SP, Brasil. E-mail: andreiarlopes@ig.com.br.

Fernanda Raphael Escobar Gimenes, Faculdade Anhanguera de Piracicaba

Enfermeira, Mestre em Enfermagem, Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem Fundamental, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, Professor, Faculdade Anhanguera de Piracicaba. Piracicaba, SP, Brasil. E-mail: fer_gimenes@yahoo.com.br.

Maria do Carmo Querido Avelar, Fundação Arnaldo Vieira de Carvalho

Enfermeira, Doutora em Enfermagem, Professor, Fundação Arnaldo Vieira de Carvalho. São Paulo, SP, Brasil.

Downloads

Publicado

30/06/2011

Como Citar

1.
Grigoleto ARL, Gimenes FRE, Avelar M do CQ. Segurança do cliente e as ações frente ao procedimento cirúrgico. Rev. Eletr. Enferm. [Internet]. 30º de junho de 2011 [citado 24º de maio de 2022];13(2):347-54. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fen/article/view/10326

Edição

Seção

Artigo de Atualização