EFEITOS DA PRÁTICA SISTEMÁTICA DO JUDÔ NO TEMPO DE REAÇÃO DE CRIANÇAS
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v14i1.9998Palavras-chave:
Tempo de Reação, Prática Sistemática, CriançasResumo
O presente estudo avaliou o efeito da prática sistemática no tempo de reação de crianças utilizando uma plataforma contendo recipientes enumerados de 1 a 3 a qual era ligada a um microcomputador. A tarefa consistia em transportar bolas de tênis em uma ordem pré-determinada, na maior velocidade possível. Interpretou-se o tempo de reação como o intervalo do estímulo ao início da tarefa. A amostra foi composta por 30 indivíduos divididos em três grupos (n=10), crianças, judocas e adultos. Foi encontrada diferença entre grupos determinando que crianças apresentaram pior desempenho que judocas (p=0,04) e adultos (p=0,0002), e não houve diferença entre judocas e adultos (p=0,09). Os resultados indicam que a prática sistemática é benéfica para o tempo de reação.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, a qual permite o compartilhamento online e gratuito do texto com o devido reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).