PERSPECTIVA DOCENTE E DISCENTE SOBRE AS ATITUDES NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: UM ESTUDO DE CASO

Autores

  • Iara Cristina Galharde Carrasco Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Ronê Paiano Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Elisbete dos santos Freire Universidade Presbiteriana Mackenzie

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v14i1.9939

Palavras-chave:

Educação Física. Valores. Dimensão atitudinal.

Resumo

Este estudo teve como objetivos: analisar a percepção do professor de Educação Física sobre seu trabalho com a dimensão atitudinal e identificar a opinião dos alunos sobre suas atitudes, as atitudes dos colegas e a postura esperada do professor. Para tanto, entrevistamos um professor de educação física e aplicamos um questionário para 45 alunos de uma escola pública de São Paulo. O professor demonstrou se preocupar com a formação das atitudes dos seus alunos procurando desenvolver neles iniciativa, respeito, responsabilidade e cooperação. Os alunos acreditam ter uma boa participação em aula baseados nas suas atitudes e no empenho nas aulas. Esperam de seus colegas, respeito, participação, colaboração e seriedade. Quanto ao professor esperam educação, compreensão, diálogo e que puna a indisciplina.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Iara Cristina Galharde Carrasco, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Licenciada em Educação Física pela Universidade Presbiteriana Mackenzie

Ronê Paiano, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Mestre em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, Brasil(1998)
Professor Assistente I da Universidade Presbiteriana Mackenzie - Curso de Educação Física - CCBS

Elisbete dos santos Freire, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Mestre em Educação Física pela Universidade de São Paulo, Brasil(1999)
Professor assistente I da Universidade Presbiteriana Mackenzie - Curso de Educação Física - CCBS

Downloads

Publicado

2011-06-03

Como Citar

CARRASCO, I. C. G.; PAIANO, R.; FREIRE, E. dos santos. PERSPECTIVA DOCENTE E DISCENTE SOBRE AS ATITUDES NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: UM ESTUDO DE CASO. Pensar a Prática, Goiânia, v. 14, n. 1, 2011. DOI: 10.5216/rpp.v14i1.9939. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/9939. Acesso em: 18 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais