A PRÁTICA DO CICLISMO EM CLUBES DE PORTO ALEGRE/RS
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v14i3.9755Palavras-chave:
Ciclismo, Clubes, História, Esporte.Resumo
Em Porto Alegre no final do século XIX foram fundados o Rodforvier Verein Blitz e a União Velocipédica. Havia um grande número de ciclistas na cidade e o público comparecia aos velódromos para assistir as competições que tinham um aspecto festivo. Este estudo objtiva recuperar a memória da introdução do Ciclismo em clubes de Porto Alegre. Para tanto, foram consultadas fontes impressas e orais com pessoas que vivenciaram a prática da última década do século XIX e início do século XX. Com a maioria das modalidades esportivas entrando em crise devido a popularização do futebol, os dirigentes dos clubes ciclísticos envolvidos com outras associações parecem ter dedicado-se ao salvamento desses outros clubes. Assim, as associações ciclísticas foram fechadas em Porto Alegre.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, a qual permite o compartilhamento online e gratuito do texto com o devido reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).