TENISTAS TOP 100 – UM ESTUDO SOBRE AS IDADES DE PASSAGENS PELOS DIFERENTES MARCOS DA CARREIRA DESPORTIVA
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v13i3.9653Palavras-chave:
Competición. Carrera deportiva. Evolución en los rankings.Resumo
O presente trabalho procurou analisar o percurso desportivo dos tenistas que integraram o Top 100 do ranking ATP, observando-se as idades em que os mesmos ultrapassaram os diferentes marcos da carreira desportiva. Neste sentido, foram produzidas estatísticas de tendência central e de dispersão sobre as variáveis selecionadas. Complementarmente, os tenistas foram divididos em três grupos com diferentes níveis de desempenho máximo e seus resultados foram comparados através da ANOVA. Os resultados demonstraram que os tenistas iniciam a prática do tênis aos seis anos de idade, levando em média 15 anos para atingirem o Top 100 do ranking ATP.
Palavras-chave: Tênis - Competição - Percurso Desportivo - Evolução nos rankings
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, a qual permite o compartilhamento online e gratuito do texto com o devido reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).