PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DIANTE DA INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL

Autores

  • Atos Prinz Falkenbach Centro Universitário Metodista IPA
  • Elaine Regina Lopes Centro Universitário Metodista IPA

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v13i3.9469

Palavras-chave:

Educação Física, Inclusão, Deficiência Visual, Formação Docente

Resumo

O estudo investiga a compreensão de professores diante da inclusão de alunos com deficiência visual (DV) em escola pública estadual. Participam um professor de educação física e uma professora da educação infantil. Estudo qualitativo na modalidade de estudo de caso. Os instrumentos de coleta de informações são observações e entrevistas. Os resultados foram organizados em categorias como: a) apoio e recursos aos professores de alunos com DV na escola e na educação física; b) participação dos alunos nas aulas da escola e educação física; c) vivências de inclusão na sala de aula e educação física. O estudo contribui com a pedagogia da inclusão, com interpretações das vivências de inclusão sob a ótica de professores que possuem alunos com DV na escola e na educação física.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Atos Prinz Falkenbach, Centro Universitário Metodista IPA

Doutor em Ciências do Movimento Humano - UFRGS

Docente do Curso de Educação Física - Centro Universitário Metodista - IPA


Docente do Programa de Pós-Graduação em Reabilitação e Inclusão - PPGRI/IPA

Elaine Regina Lopes, Centro Universitário Metodista IPA

Graduada em Pedagogia - Centro Universitário Metodista - IPA

Downloads

Publicado

2010-12-21

Como Citar

FALKENBACH, A. P.; LOPES, E. R. PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DIANTE DA INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL. Pensar a Prática, Goiânia, v. 13, n. 3, 2010. DOI: 10.5216/rpp.v13i3.9469. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/9469. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais