A IDENTIFICAÇÃO DOS ESTILOS DE ENSINO DOS PROFESSORES DAS ARTES MARCIAIS CHINESAS (WUSHU) NO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v13i3.9101Palavras-chave:
Wushu, Kungfu, estilos de ensino.Resumo
O estudo objetivou a identificação dos estilos de ensino de professores de wushu no Brasil. Foi construído um questionário baseado na teoria dos estilos de ensino de Mosston (1966). O instrumento foi respondido por 91 informantes presentes no XVII Campeonato Brasileiro de Kungfu/Wushu na cidade de Belo Horizonte em 2006. Os informantes eram originários de 16 diferentes estados brasileiros. Pretendeu-se identificar os estilos de ensino dos professores que, originariamente, ensinaram o wushu aos informantes do estudo. Os resultados apontaram uma predominância do estilo ‘Tarefa’ demonstrando uma concepção mais fechada por parte dos informantes. Essa tendência também se verificou nos professores dos informantes do estudo, porém de forma mais aguda.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, a qual permite o compartilhamento online e gratuito do texto com o devido reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).