ENTRE PROPOSTAS, CONTEXTOS E SUJEITOS: POSSIBILIDADES PRATICADAS COM A EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Kezia Rodrigues Nunes Ufes
  • Amarílio Ferreira Neto Ufes

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v14i1.9013

Palavras-chave:

Educação Infantil, Educação Física, Currículo.

Resumo

Analisa as práticas curriculares de uma professora de Educação Física em um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) em Vitória/ES. Problematiza os usos praticados cotidianamente bem como suas maneiras e artes de fazer, em atenção aos seus contextos e às tensões tecidas na complexidade do cotidiano escolar, à luz da metáfora do conhecimento constituído em rede. A partir da pesquisa com o cotidiano e do exercício de mergulho com todos os sentidos, identifica diferentes relações e saberes construídos com a comunidade escolar, que potencializam outras formas de intervenção. Por fim, valoriza a busca de modos de organização não disciplinares a fim de inventariar possibilidades criativas para a Educação e a Educação Física nos espaços de escolarização da pequena infância.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kezia Rodrigues Nunes, Ufes

Mestre em Educação Física. Pesquisadora do PROTEORIA - Instituto de Pesquisa em Educação e em Educação Física

Amarílio Ferreira Neto, Ufes

Doutor em Educação. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação Física do CEFD/UFES

Downloads

Publicado

2011-05-13

Como Citar

NUNES, K. R.; FERREIRA NETO, A. ENTRE PROPOSTAS, CONTEXTOS E SUJEITOS: POSSIBILIDADES PRATICADAS COM A EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Pensar a Prática, Goiânia, v. 14, n. 1, 2011. DOI: 10.5216/rpp.v14i1.9013. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/9013. Acesso em: 18 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais