ESPORTE E CULTURA: ANÁLISE ACERCA DA ESPORTIVIZAÇÃO DE PRÁTICAS CORPORAIS NOS JOGOS INDÍGENAS
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v13i1.8946Palavras-chave:
Práticas corporais, cultura, jogos, indígenasResumo
O trabalho que se segue é um recorte da dissertação de mestrado apresentada ao Programa de Pós-graduação da Faculdade de Educação Física da Universidade de Brasília. Na perspectiva da interdisciplinaridade, o estudo procura construir um diálogo entre os campos disciplinares da Educação Física e das Ciências Sociais. As considerações apresentadas surgem de uma pesquisa de campo realizada na IX edição dos Jogos dos Povos Indígenas. O objetivo foi interpretar em que medida a competição nesse evento contribui para a ressignificação das práticas corporais de diferentes etnias. Proporcionando o intercâmbio de valores e práticas tradicionais e modernas, a estruturação do evento colabora para que ocorra uma ressignificação das práticas corporais dos povos indígenas participantes.
Palavras-Chave: Práticas Corporais. Cultura. Jogos. Indígenas
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, a qual permite o compartilhamento online e gratuito do texto com o devido reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).