A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO SÉCULO XXI: A PESQUISA NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DO MOVIMENTO HUMANO DA UFRGS

Autores

  • Giovanni Frizzo UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v13i3.8628

Resumo

Este artigo tem por objetivo analisar a produção do conhecimento da Educação Física (EF) na primeira década do século XXI, a partir de um estudo sobre as pesquisas (Teses e Dissertações) desenvolvidas no Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano (PPGCMH) da UFRGS, no período compreendido entre os anos 2000 até 2009. A predominância teórico-metodológica dos estudos analisados são do enfoque empírico-analítico (73%), seguido da perspectiva fenomenológico-hermenêutica (23%) e crítico-dialética (4%). Concluímos que a produção do conhecimento vinculada à concepção positivista tem aumentado significativamente na EF, representando uma área do conhecimento em que as produções atendem aos interesses dos setores conservadores do modelo de produção atual

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Giovanni Frizzo, UFRGS

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano da UFRGS. Bolsista CAPES

Downloads

Publicado

2010-12-21

Como Citar

FRIZZO, G. A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO SÉCULO XXI: A PESQUISA NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DO MOVIMENTO HUMANO DA UFRGS. Pensar a Prática, Goiânia, v. 13, n. 3, 2010. DOI: 10.5216/rpp.v13i3.8628. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/8628. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais