A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO SÉCULO XXI: A PESQUISA NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DO MOVIMENTO HUMANO DA UFRGS

Autores

  • Giovanni Frizzo UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v13i3.8628

Resumo

Este artigo tem por objetivo analisar a produção do conhecimento da Educação Física (EF) na primeira década do século XXI, a partir de um estudo sobre as pesquisas (Teses e Dissertações) desenvolvidas no Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano (PPGCMH) da UFRGS, no período compreendido entre os anos 2000 até 2009. A predominância teórico-metodológica dos estudos analisados são do enfoque empírico-analítico (73%), seguido da perspectiva fenomenológico-hermenêutica (23%) e crítico-dialética (4%). Concluímos que a produção do conhecimento vinculada à concepção positivista tem aumentado significativamente na EF, representando uma área do conhecimento em que as produções atendem aos interesses dos setores conservadores do modelo de produção atual

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Biografia do Autor

Giovanni Frizzo, UFRGS

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano da UFRGS. Bolsista CAPES

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Publicado

2010-12-21

Como Citar

FRIZZO, G. A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO SÉCULO XXI: A PESQUISA NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DO MOVIMENTO HUMANO DA UFRGS. Pensar a Prática, Goiânia, v. 13, n. 3, 2010. DOI: 10.5216/rpp.v13i3.8628. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/8628. Acesso em: 23 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais