BARREIRAS PERCEBIDAS À PRÁTICA DE ATIVIDADE FÍSICA NO NORDESTE DO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v13i1.8448Palavras-chave:
Lazer, Estudantes, Atividade Física, Barreiras PercebidasResumo
O objetivo desse estudo foi analisar o tipo principal de atividades físicas praticadas no lazer e as barreiras percebidas em relação a essa prática em acadêmicos, de acordo com os indicadores sociodemográficos em acadêmicos de um curso de Educação Física no nordeste do Brasil. Para tanto, foi conduzido um estudo de delineamento transversal com 105 acadêmicos do curso de Educação Física. Observou-se que a principal atividade física praticada foi os esportes coletivos para ambos os gêneros. Como fatores limitantes à prática de atividades físicas houve a predominância das barreiras relativas ao clima desconfortável, excesso de trabalho, obrigações familiares e do estudo. Os esportes coletivos foram os mais praticados e as barreiras dessa prática foram de origem situacional.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, a qual permite o compartilhamento online e gratuito do texto com o devido reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).