UM OLHAR HISTÓRICO SOBRE A EMERGÊNCIA DOS PRIMEIROS CLUBES ESPORTIVOS NA CIDADE DE TEUTÔNIA NO RIO GRANDE DO SUL

Autores

  • Cecília Elisa Kilpp Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Janice Zarpellon Mazo Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Vanessa Bellani Lyra Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v13i1.7719

Palavras-chave:

clubes, história do esporte, identidades étnicas.

Resumo

O estudo objetivou identificar como foram organizadas as primeiras associações esportivas na cidade de Teutônia no Rio Grande do Sul. Para tanto, foram utilizados documentos históricos sobre os clubes. Um contexto belicoso possibilitou que um grupo de imigrantes alemães criasse o primeiro clube esportivo para a prática do tiro ao alvo e, desde então, outras práticas tradicionais foram introduzidas nas associações: bolão, ginástica, atletismo e ciclismo. Passadas as guerras territoriais, os clubes mantiveram os costumes alemães, mas com a Segunda Guerra Mundial e o Estado Novo no Brasil houve a perseguição aos imigrantes alemães, o que repercutiu nos clubes com o enfraquecimento dos esportes tradicionais alemães e a inclusão de outras práticas como futebol, voleibol e basquetebol.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cecília Elisa Kilpp, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Membro-pesquisador do Núcleo de Estudos em História e Memória do Esporte, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Janice Zarpellon Mazo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutorado em Ciências do Desporto. Professora dos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Educação Física da ESEF/UFRGS e do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano.

Vanessa Bellani Lyra, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutoranda Em Ciências do Movimento Humano, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, na linha de pesquisa Representações Sociais do Movimento Humano. Membro-pesquisador do Núcleo de Estudos em História e Memória do Esporte, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Publicado

2010-05-05

Como Citar

KILPP, C. E.; MAZO, J. Z.; LYRA, V. B. UM OLHAR HISTÓRICO SOBRE A EMERGÊNCIA DOS PRIMEIROS CLUBES ESPORTIVOS NA CIDADE DE TEUTÔNIA NO RIO GRANDE DO SUL. Pensar a Prática, Goiânia, v. 13, n. 1, 2010. DOI: 10.5216/rpp.v13i1.7719. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/7719. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais