UM OLHAR HISTÓRICO SOBRE A EMERGÊNCIA DOS PRIMEIROS CLUBES ESPORTIVOS NA CIDADE DE TEUTÔNIA NO RIO GRANDE DO SUL
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v13i1.7719Palavras-chave:
clubes, história do esporte, identidades étnicas.Resumo
O estudo objetivou identificar como foram organizadas as primeiras associações esportivas na cidade de Teutônia no Rio Grande do Sul. Para tanto, foram utilizados documentos históricos sobre os clubes. Um contexto belicoso possibilitou que um grupo de imigrantes alemães criasse o primeiro clube esportivo para a prática do tiro ao alvo e, desde então, outras práticas tradicionais foram introduzidas nas associações: bolão, ginástica, atletismo e ciclismo. Passadas as guerras territoriais, os clubes mantiveram os costumes alemães, mas com a Segunda Guerra Mundial e o Estado Novo no Brasil houve a perseguição aos imigrantes alemães, o que repercutiu nos clubes com o enfraquecimento dos esportes tradicionais alemães e a inclusão de outras práticas como futebol, voleibol e basquetebol.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, a qual permite o compartilhamento online e gratuito do texto com o devido reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).