PEDAGOGIA DO ESPORTE E INICIAÇÃO ESPORTIVA TARDIA: PERSPECTIVAS A PARTIR DA MODALIDADE BASQUETEBOL
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v13i1.7629Palavras-chave:
Pedagogia do Esporte, Iniciação Esportiva Tardia, Jogos Esportivos Coletivos, Basquetebol.Resumo
O estudo sinaliza para um tratamento pedagógico à iniciação esportiva na idade adulta, processo denominado como iniciação esportiva tardia, tendo por eixo a modalidade basquetebol. Para tal, a partir de revisão bibliográfica, foi estruturada uma base teórica sobre o tema, ainda pouco abordado no contexto da educação física e esporte, a fim de delimitar o tema em diferentes frentes: (1) pedagogia do esporte, (2) teoria dos jogos esportivos coletivos, (3) desenvolvimento motor e (4) processo de ensino, vivência, aprendizagem e treinamento do basquetebol. Com isso, objetiva-se contribuir para o crescimento de pesquisas relacionadas à iniciação esportiva tardia e com a prática da mesma na modalidade basquetebol.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, a qual permite o compartilhamento online e gratuito do texto com o devido reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).