Análise do perfil de resiliência psicológica de atletas amadores de beach tennis
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v26.75820Palavras-chave:
. Esporte., escala de resiliência no esporte., psicologia do esporte, Escala de Resiliencia en el Deporte. Psicología del DeporteResumo
O objetivo deste estudo foi identificar o perfil da Resiliência Psicológica (RP) em praticantes amadores de Beach Tennis (BT) em eventos competitivos e estabelecer parâmetros iniciais de RP por categorias do BT. Participaram 51 atletas com idade de 37,4 ± 7,92 anos. As coletas foram feitas via Google Forms® entre os meses de março a maio de 2022 durante as competições realizadas no Estado de Minas Gerais e Rio de Janeiro, sendo aplicada a Escala de Resiliência no Esporte (RS-Sp). O escore total da RS-Sp foi de 10,75 ± 1,57 pontos, sendo classificado como baixa, segundo o parâmetro para atletas brasileiros. Conclui-se que os atletas de BT apresentaram menores índices de RP do que o esperado podendo influenciar em menor capacidade de lidar com processos estressores advindos das situações esportivas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, a qual permite o compartilhamento online e gratuito do texto com o devido reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).