PROCESSO DE SELEÇÃO E TREINAMENTO DE LEVANTADORES NO VOLEIBOL CATARINENSE INFANTO-JUVENL MASCULINO

Autores

  • William Antonio Zanatta Universidade Federal de Santa Catarina
  • Jeferson Coutinho de Sousa Universidade Federal de Santa Catarina
  • Juarez Vieira do Nascimento Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v13i2.7545

Palavras-chave:

Voleibol, Treinamento, Levantador

Resumo

O objetivo do estudo foi identificar os procedimentos adotados por treinadores na seleção e treinamento de levantadores de equipes masculinas infanto-juvenis (15-17 anos) catarinenses. Participaram do estudo os treinadores dos clubes com tradição na formação de atletas na modalidade. Na coleta de dados foi utilizada uma entrevista estruturada. As evidências encontradas confirmam a importância atribuída aos fatores técnico-coordenativos, tático-cognitivos e psicológicos na seleção de levantadores. Além de sessões individualizadas, os treinadores utilizam sessões complementares no treinamento de levantadores infanto-juvenis, para o desenvolvimento de exercícios de técnica individual, de tempo de bola, de direção e de força.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

William Antonio Zanatta, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduado em Educação Física - Licenciatura pela Universidade Federal de Santa Catarina – CDS/UFSC (1998/2002). Pós-graduado em Voleibol Treinamento e Metodologia pela Universidade Gama Filho UGF (2006-2007). Atualmente é professor efetivo do município de Palhoça/SC. Tem experiência na área de Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: voleibol, treinamento e atividade física.

Jeferson Coutinho de Sousa, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduado em Educação Física - Bacharelado e Licenciatura pela Universidade do Estado de Santa Catarina – CEFID/UDESC (2000-2004 / 2005-2009). Atualmente é Mestrando em Atividade Física e Saúde pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Pós-graduado em Voleibol Treinamento e Metodologia pela Universidade Gama Filho UGF (2006-2007). Exerce funções como colaborador de pesquisa da Universidade do Estado de Santa Catarina, bolsista de extensão da Universidade do Estado de Santa Catarina, técnico desportivo de voleibol - Colégio Catarinense, Associação Desportiva Colegial - ADC. Tem experiência na área de Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: voleibol, treinamento, política de transporte, saúde coletiva, bicicleta, caminhar e atividade física.

Juarez Vieira do Nascimento, Universidade Federal de Santa Catarina

Licenciado em Educação Física pela Faculdade Salesiana de Educação Física (1982), Mestre em Ciência do Movimento Humano pela Universidade Federal de Santa Maria (1988) e Doutor em Ciências do Esporte pela Universidade do Porto (1998). Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, Diretor do Centro de Desportos da UFSC, Representante Adjunto da Área 21 na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior(CAPES). Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Formação Profissional e Pedagogia do Esporte, atuando principalmente nos seguintes temas: educação física, formação inicial, voleibol, desenvolvimento profissional e currículos e programas.

Publicado

2010-09-01

Como Citar

ZANATTA, W. A.; SOUSA, J. C. de; NASCIMENTO, J. V. do. PROCESSO DE SELEÇÃO E TREINAMENTO DE LEVANTADORES NO VOLEIBOL CATARINENSE INFANTO-JUVENL MASCULINO. Pensar a Prática, Goiânia, v. 13, n. 2, 2010. DOI: 10.5216/rpp.v13i2.7545. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/7545. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais