Movimentando-se em direção ao bem-estar físico e mental após o câncer de mama

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v26.75364

Palavras-chave:

Câncer de mama, Exercício físico, Saúde mental

Resumo

O objetivo deste estudo foi compreender os efeitos do exercício físico na saúde mental de mulheres em recuperação do câncer de mama. A abordagem metodológica escolhida foi qualitativa. Participaram do estudo seis mulheres em recuperação do câncer de mama e que realizavam exercício físico regulamente. As participantes compartilharam vivências e percepções sobre os efeitos do exercício físico a partir de uma entrevista semiestruturada. Os dados foram investigados à luz da análise temática. Os resultados apontaram que é desejável conciliar a obtenção de prazer e a função terapêutica do exercício físico. Este pode ser meio para regulação emocional e pode proporcionar trocas de experiências e de afetos. Este estudo ampliou o conhecimento nas áreas da psico-oncologia e da psicologia do esporte.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carolina Bernardi de Souza, Universidade Federal de São Paulo, Santos, São Paulo, Brasil bernardi.carolina97@gmail.com

Psicóloga pela Universidade Federal de São Paulo. Residente em Atenção ao Câncer pela Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto

Downloads

Publicado

2023-08-30

Como Citar

BERNARDI DE SOUZA, C.; REIS DE SOUSA, C.; CRISTINA D’AVILA LOURENÇO, L.; PADOVANI, R. da C. Movimentando-se em direção ao bem-estar físico e mental após o câncer de mama. Pensar a Prática, Goiânia, v. 26, 2023. DOI: 10.5216/rpp.v26.75364. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/75364. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais