As propriedades psicométricas em instrumentos que tratam sobre o “torcedor e o time de futebol do coração”: uma revisão sistemática
A SYSTEMATIC REVIEW
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v25.73008Palavras-chave:
Propriedades Psicométricas, Identidade, Futebol, Validade de Conteúdo, ConfiabilidadeResumo
O estudo objetiva identificar e analisar as propriedades psicométricas mais utilizadas nos artigos que validaram instrumentos sobre a relação torcedor-clube de futebol, que se encontram nas bases de dados Scopus e Web of Science entre os anos de 2016-2020. Optou-se pelo desenho de pesquisas do tipo Revisão Sistemática, complementado pelo uso do software Bliblioshiny for Bibliometrix. Foram coletados 17 artigos e constatou-se que a validade de conteúdo e a confiabilidade por meio do teste de Alfa de Cronbach, foram as propriedades mais utilizadas. A primeira tratou da construção de cada elemento do instrumento e a segunda foi um dos principais parâmetros utilizados na avaliação da confiabilidade de instrumentos do tipo questionário.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, a qual permite o compartilhamento online e gratuito do texto com o devido reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).