Da arte de artista no vale-tudo à arte de artesão no MMA: uma análise eliasiana das lutas

AN ELIASIAN ANALYSIS OF FIGHTS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v25.72250

Palavras-chave:

MMA, Vale-tudo, Lutas, Esporte de combate

Resumo

Este ensaio analisou os processos de transformação do vale-tudo ao MMA com base no conceito de arte de artesão e arte de artista de Norbert Elias. O vale-tudo e o MMA ocupam o lugar que Elias destinou à música; enquanto a família Gracie é o personagem empírico que, como Elias fez com Mozart, auxilia a entender as duas configurações. A primeira (arte de artista) é uma luta mais livre, menos engessada, com menos controle; a segunda (arte de artesão) é direcionada ao público, à mídia e aos negócios. O processo de esportivização, permeado por transformações configuracionais que modificaram o mercado, a produção e o gosto do consumidor, resultou na diminuição da possibilidade de os lutadores agirem como ‘artistas marciais’. O alto controle das regras e ações limitou a arte do artista.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Flávio Py Mariante Neto, Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), Canoas, Rio Grande do Sul, Brasil flaviomariante@hotmail.com

Doutor e Mestre em Ciências do Movimento Humano (UFRGS), Licenciado em Educação Física (UFRGS). Professor Adjunto da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA).

Daniel Giordani Vasques, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil daniel.vasques@ufrgs.br

Doutor em Ciências do Movimento Humano (UFRGS), Licenciado e Mestre em Educação Física (UFSC). Professor do Departamento de Expressão e Movimento do Colégio de Aplicação da UFRGS.

Mauro Myskiw, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil mmyskiw@hotmail.com

Doutor em Ciências do Movimento Humano (UFRGS), Mestre em Administração e em Ciência do Movimento Humano (UFSM). Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano da UFRGS.

Downloads

Publicado

2022-10-31

Como Citar

PY MARIANTE NETO, F.; GIORDANI VASQUES, D.; MYSKIW, M. Da arte de artista no vale-tudo à arte de artesão no MMA: uma análise eliasiana das lutas: AN ELIASIAN ANALYSIS OF FIGHTS. Pensar a Prática, Goiânia, v. 25, 2022. DOI: 10.5216/rpp.v25.72250. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/72250. Acesso em: 27 maio. 2024.

Edição

Seção

Ensaios