O potencial do rugby para o desenvolvimento de habilidades para a vida
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v25.72153Palavras-chave:
Esportes, Valores, Desenvolvimento Humano, CulturaResumo
Este estudo objetivou compreender a percepção de praticantes de Rugby sobre o potencial da modalidade para o desenvolvimento de habilidades para a vida. Foram entrevistados sete participantes com idade média de 39,9 anos (± 10,7) e tempo médio de envolvimento na modalidade de 22,3 anos (± 5,9). Os resultados sugerem diversos aspectos positivos do Rugby, como a receptividade à novos praticantes, as demandas de coletividade do jogo, a socialização no terceiro tempo, o convívio no clube e as regras de comunicação com a arbitragem. Contudo, também se identificou o trote com os novatos e determinadas orientações dos treinadores em treinos e competições. A prática do Rugby contribuiu para o desenvolvimento da disciplina, pontualidade, controle emocional e trabalho em equipe.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, a qual permite o compartilhamento online e gratuito do texto com o devido reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).