Trabalho pós-carreira esportiva: fatores pessoais e contextuais de ex-atletas femininas de elite

Autores

  • Maria Célia Bruno Mundim Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC), Campinas, São Paulo, Brasil celiamundim@gmail.com
  • Paula Teixeira Fernandes Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Campinas, São Paulo, Brasil paula@fef.unicamp.br

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v25.71713

Palavras-chave:

Aposentadoria atlética. Pós-carreira Atlética. Mulher. Psicologia do Esporte.

Resumo

Este estudo objetivou analisar as variáveis pessoais e contextuais associadas com a atuação profissional pós-carreira esportiva de três ex-atletas femininas de elite. Uma entrevista semiestruturada foi feita de modo presencial e as respostas foram categorizadas por meio da Análise de Conteúdo de Bardin. O nível escolar, a motivação, a abertura ao novo, a criatividade e a independência de julgamento foram verificados como fatores pessoais relacionados com a atuação profissional pós-carreira esportiva das atletas. Quanto aos fatores contextuais, destacaram-se os desafios atuais e o apoio social. Conclui-se sobre a importância da convergência das variáveis pessoais e contextuais para compreender a prática profissional pós-carreira de ex-atletas femininas de elite.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paula Teixeira Fernandes, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Campinas, São Paulo, Brasil paula@fef.unicamp.br

Psicóloga, Professora Livre-docente do Departamento de Ciências do Esporte da Faculdade de Educação Física (FEF) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Grupo de Estudos em Psicologia do Esporte e Neurociências (GEPEN), FEF-UNICAMP, Campinas, São Paulo, Brasil.

Downloads

Publicado

2022-09-23

Como Citar

CÉLIA BRUNO MUNDIM, M. .; TEIXEIRA FERNANDES, P. Trabalho pós-carreira esportiva: fatores pessoais e contextuais de ex-atletas femininas de elite. Pensar a Prática, Goiânia, v. 25, 2022. DOI: 10.5216/rpp.v25.71713. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/71713. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais