Políticas culturais de Lazer e Esporte nas universidades de Minas Gerais: os casos da CEL/UFLA, CEU/UFMG, DIESU/UFU e DLZ/UFV
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v25.71554Palavras-chave:
Política universitária, Lazer e esporte, Universidades federais mineiras, Ciclo políticoResumo
O objetivo do estudo foi compreender em que medida a existência da Coordenadoria de Esporte e Lazer (CEL) da UFLA, do Centro Esportivo Universitário (CEU) da UFMG e da Divisão de Esporte e Lazer Universitário (DIESU) da UFU pode contribuir para o desenvolvimento sistemático de políticas de lazer e esporte nas universidades mineiras. Foi utilizada uma pesquisa documental de caráter exploratório descritivo dos Regimentos, Resoluções e Regulamentos Internos, desenvolvida à luz da proposta teórico metodológica do Ciclo Político. Destaca-se que estes órgãos apresentaram definições de orientações normativas, de alcance, de conteúdo, dos programas, assim como, estruturas organizacionais próprias configurando a existência de uma política institucional destinada ao lazer e ao esporte.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, a qual permite o compartilhamento online e gratuito do texto com o devido reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).