Docência em Educação Física na interface com o atletismo: percursos (auto)biográficos

Autores

  • Aline Rodrigues Instituto Federal da Bahia (IFBA), Eunápolis, Bahia, Brasil alinebrittorodrigues@yahoo.com.br

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v25.70500

Palavras-chave:

Atletismo. Docência. Educação básica.

Resumo

Este artigo objetiva dialogar com a constituição docente em Educação Física na relação com o atletismo. A metodologia pauta-se na narrativa (auto)biográfica. Apresenta experiências construídas na e com a Educação Básica, bem como apropria-se de documentos pessoais como fontes. Resultou em três eixos de discussão: a) o atletismo e a docência em Educação Física; b) o atletismo nas séries iniciais do Ensino Fundamental; e c) percursos de/na “volta” ao Ensino Médio. Denota-se que, na relação com o conteúdo tematizado, revela-se uma professora curiosa, que aprende para ensinar e ao ensinar. A constituição docente é marcada, portanto, pela incessante busca por saberes, pela resiliência e pela potência das relações interpessoais estabelecidas nos diversos espaços e tempos.   

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2022-08-26

Como Citar

RODRIGUES, A. Docência em Educação Física na interface com o atletismo: percursos (auto)biográficos. Pensar a Prática, Goiânia, v. 25, 2022. DOI: 10.5216/rpp.v25.70500. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/70500. Acesso em: 26 nov. 2022.

Edição

Seção

Artigos Originais