Manifestação de sintomas sugestivos de ansiedade e depressão durante a pandemia de covid-19 e associações com a prática de atividades físicas e fatores sociodemográficos no estado do Rio de Janeiro, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v25.70497Palavras-chave:
Ansiedade, Depressão, Exercício, Fatores socioeconômicos, COVID-19Resumo
Objetivo: Analisar a associação entre sintomas de ansiedade e depressão, durante a pandemia de COVID-19, com a prática de atividades físicas e fatores sociodemográficos. Métodos: Estudo observacional, transversal com adultos residentes no estado do Rio de Janeiro, Brasil. Resultados: Sintomas de ansiedade estavam associados com o sexo feminino, ser adultos jovens, com o ato de limpar/arrumar a residência e à inatividade física. Os sintomas de depressão associaram-se ao sexo feminino, à divisão da casa com outras pessoas que não eram familiares, grau de escolaridade, renda e à inatividade física. Conclusão: Fatores sociodemográficos e a inatividade física estão associados com os sintomas de ansiedade e depressão durante a pandemia da COVID-19.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, a qual permite o compartilhamento online e gratuito do texto com o devido reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).