A política de esporte e lazer em Goiás: análise do financiamento e gasto de 2003 a 2018

ANALYSIS OF FINANCING AND SPENDING FROM 2003 TO 2018

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v25.69648

Palavras-chave:

Políticas públicas, Financiamento público, Esporte e lazer

Resumo

Esta investigação científica objetivou analisar a política pública de esporte e lazer realizada pelo governo do estado de Goiás ao longo de 2003 a 2018, tendo por base o seu financiamento e gasto. A pesquisa tem caráter quanti-qualitativo, é um estudo descritivo e se apoiou em pesquisa documental, realizada na legislação de esporte e lazer do estado de Goiás, nos Planos Plurianuais e nos gastos governamentais. A maior parte do financiamento do setor se deu sob a gestão do órgão responsável pela política de esporte e lazer, o gasto com este ocupou um lugar marginal no orçamento público do estado e a maior parte do gasto foi direcionado para Infraestrutura – sobretudo, de grandes instalações de esporte e lazer – e Pessoal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernando Henrique Silva Carneiro, Instituto Federal de Goiás (IFG), Goiânia, Goiás, Brasil, fernandohenriquesc@gmail.com

Professor de Educação Física no Instituto Federal de Goiás (IFG) câmpus Inhumas. Doutor e mestre em Educação Física pela Universidade de Brasília (UnB). Especialista em Educação Física Escolar pela Universidade Estadual de Goiás (UEG/ESEFFEGO) e em Gerenciamento de Projetos pela Universidade Estácio de Sá. Licenciado em Educação Física pela Universidade Estadual de Goiás (UEG/ESEFFEGO) e bacharel em Administração pela Faculdade Estácio de Sá de Goiás. Pesquisador do Núcleo de Estudos e Pesquisas Sociocríticas em Educação Física Escolar do IFG e do AVANTE-UnB (Grupo de Pesquisa e Formação Sociocrítica em Educação Física, Esporte e Lazer). Associado do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE), membro do Grupo de Trabalho Temático de Políticas Públicas. Atua principalmente com os seguintes temas: Financiamento do esporte e lazer; Políticas públicas de esporte e lazer; e Educação física escolar.

Arquivos adicionais

Publicado

2022-06-30

Como Citar

CARNEIRO, F. H. S. A política de esporte e lazer em Goiás: análise do financiamento e gasto de 2003 a 2018: ANALYSIS OF FINANCING AND SPENDING FROM 2003 TO 2018. Pensar a Prática, Goiânia, v. 25, 2022. DOI: 10.5216/rpp.v25.69648. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/69648. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais