Aprendendo a ser professor longe da escola

a residência pedagógica na educação física em tempos de COVID-19

Autores

  • Mariana Zuaneti Martins Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Vitória, Espírito Santo, Brasil marianazuaneti@gmail.com
  • Ana Carolina Capellini Rigoni Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Vitória, Espírito Santo, Brasil anacarolinarigoni@yahoo.com.br https://orcid.org/0000-0002-9757-6860
  • Lorena Nascimento Ferreira Prefeitura Municipal da Serra, Vitória, Espírito Santo, Brasil lorena_nferreira@hotmail.com
  • Leandro Kenner Rodrigues de Carvalho Secretaria estadual de educação, Serra, Espírito Santo, Brasil kennerclv@hotmail.com https://orcid.org/0000-0002-6568-5608

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v25.69556

Palavras-chave:

Identidade Docente, Educação Física escolar, Estágio

Resumo

Dada a especificidade da Educação Física (EF) escolar e os desafios enfrentados durante a pandemia de covid 19, que se traduziu no fechamento das escolas e adesão ao ensino remoto no Brasil, nos interrogamos sobre o impacto do isolamento social na formação de professores. Este artigo teve como objetivo analisar como os estudantes de licenciatura em EF, integrantes do programa Residência Pedagógica, experenciaram a docência da disciplina nesse período. Para isso, analisamos os relatos de experiência de 15 estudantes, no qual narram suas dificuldades advindas da exclusão digital de seus alunos, do manejo das tecnologias para o ensino, temática ausente na formação inicial, e dos processos de ressignificação da EF em tempos de isolamento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mariana Zuaneti Martins, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Vitória, Espírito Santo, Brasil marianazuaneti@gmail.com

Licenciada em Ed. Física e Ciências Sociais - Unicamp

Mestrado e Doutorado em Ed. Física - Unicamp

Professora do Departamento do Desporto - Centro de Ed. Física e Desporto - Universidade Federal do Espírito Santo

Ana Carolina Capellini Rigoni, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Vitória, Espírito Santo, Brasil anacarolinarigoni@yahoo.com.br

Professora do Departamento de Ginástica (DG), do Centro de Educação Física e Desportos (CEFD), da UFES

Lorena Nascimento Ferreira, Prefeitura Municipal da Serra, Vitória, Espírito Santo, Brasil lorena_nferreira@hotmail.com

Mestre em Educação Física (UFES) e Professora da Prefeitura Municipal da Serra -ES e do Grupo Multivix

Leandro Kenner Rodrigues de Carvalho, Secretaria estadual de educação, Serra, Espírito Santo, Brasil kennerclv@hotmail.com

Mestre em Educação (UFG) e Professor na Secretaria Estadual de Educação do Espírito Santo

Downloads

Publicado

2022-02-25

Como Citar

ZUANETI MARTINS, M.; CAROLINA CAPELLINI RIGONI, A. . .; NASCIMENTO FERREIRA, L. .; KENNER RODRIGUES DE CARVALHO, L. . Aprendendo a ser professor longe da escola: a residência pedagógica na educação física em tempos de COVID-19. Pensar a Prática, Goiânia, v. 25, 2022. DOI: 10.5216/rpp.v25.69556. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/69556. Acesso em: 6 out. 2022.

Edição

Seção

Seção temática - Covid 19 e os desafios para a Educação Física