Ciclismo e pandemia: relações entre o perfil socioeconômico de ciclistas de Goiânia/GO e ações durante o pedal para prevenir o contágio pelo SARS-CoV-2 (COVID 19)
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v25.69283Palavras-chave:
Ciclismo; Lazer; COVID-19; Alterações comportamentais.Resumo
Este estudo articulou relações entre o perfil de ciclistas de lazer e mudanças comportamentais em função da pandemia provocada pelo SARS-CoV-2 (COVID 19). Os dados foram obtidos por formulário eletrônico e tratados em plataforma específica. 87 foi o total de ciclistas respondentes. Em perfil obteve-se: idade, renda, nível de escolaridade e fontes de informação/notícias; sobre o comportamento na prática do ciclismo tivemos: pedala só ou em grupo e com ou sem máscara. Os resultados mostram que os ciclistas são, predominantemente, com idade acima de 30 anos, escolaridade universitária e renda acima de R$2.500,00. As mídias virtuais são a principal fonte de informação. A alteração comportamental mais destacada foi o uso de máscara; todavia, não houve relações significativas entre o perfil e alterações comportamentais.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, a qual permite o compartilhamento online e gratuito do texto com o devido reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).