Reconstruindo o movimento: uma introdução estética e schopenhauriana sobre o método de Ivaldo Bertazzo
AN AESTHETIC INTERPRETATION ON IVALDO BERTAZZO'S METHOD.
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v25.68109Palavras-chave:
Educação. Movimento. Corpo. EstéticaResumo
O método Bertazzo, originalmente chamado Reeducação do Movimento, é mais do que um sistemático programa de educação do corpo. Trata-se, sobretudo, do reconhecimento do corpo como um agente fundamental para o conhecimento sobre a vida. Neste texto, discutem-se os princípios em uma abordagem estético-filosófica de duas obras literárias de Ivaldo Bertazzo. Para além da proposta de um método como ferramenta ao artista do corpo/da cena, a Reeducação do Movimento sugere uma postura ativa com o corpo em diversas fases da vida sob condições variadas para qualquer indivíduo, evidenciando que o alcance do corpo humano é potente em suas funções e que, portanto, parece-nos tácita a sugestão de apropriação desse corpo sob um viés mais holístico em oposição aos frequentes modelos funcionais.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, a qual permite o compartilhamento online e gratuito do texto com o devido reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).