AS REPRESENTAÇÕES DO CORPO FEMININO NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UM ESTUDO COM ALUNAS DO ENSINO MÉDIO
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v12i3.6515Palavras-chave:
Body Manipulations, Representation, Social Image, Female Students, Physical EducationResumo
Partindo do fato de que os corpos de maneira geral estão cada vez mais expostos na sociedade atual, esse estudo objetiva compreender quais são as manipulações de imagem utilizadas pelas alunas para fazer valer sua representação, e como esse fato se apresenta nas aulas de educação física. Trata-se de uma abordagem qualitativa, onde os dados foram coletados a partir de observações não participantes e entrevistas semi-estruturadas, analisados de acordo com a técnica de codificação e categorização. Os resultados, considerando cara e linha, são apresentados em três categorias distintas, e concluem que as alunas “cuidam de si” seja para os outros ou pra si mesma, explicita ou discretamente, e que o anseio por exibir (ou não) o corpo se reflete no modo de participar das aulas.
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