ESTÉTICA NO ESPORTE: NOTAS ICONOGRÁFICAS SOBRE DUAS “ESTRELAS” - ANA KOURNIKOVA E DAVID BECKHAM

Autores

  • Rosane Maria Bazotti Sebrenski
  • André Mendes Capraro UFPR
  • Fernando Renato Cavichiolli UFPR

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v13i1.6143

Palavras-chave:

Beleza, Esporte, Estética, Mídia

Resumo

Qual a relação entre estética e esporte? A beleza ultrapassa as fronteiras da moda e cinema, chegando até os esportes. Não parece mais necessário ser apenas atleta, mas ser também belo e, conseqüentemente, ter uma considerável inserção na mídia. É o acentuar da estética na composição do espetáculo e do campo esportivo. O esporte é, então, uma celebração corporal, influenciada pela concepção de beleza. Através da imagem pública de dois esportistas: a tenista russa Anna Kournikova e o jogador de futebol inglês David Beckham buscou-se compreender o trinômio estética – esporte – mídia. O que de antemão se pode afirmar é que a exposição corporal dos atletas é evidente: alguns posando nus, atuando como modelo, influenciando coleções de grifes, enfim, sendo destacados pela beleza física.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosane Maria Bazotti Sebrenski

 

 

Graduação em Licenciatura e bacharelado em Educação Física pela Universitário Positivo – UP

Bacharel em Publicidade e Propaganda - Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUC, Pós Graduação em Fisiologia do Exercício – Prescrição do Exercício da Universidade Gama Filho - UGF. Atualmente é professora em academia  e Personal Trainer

André Mendes Capraro, UFPR

Graduação em Educação Física pela Universidade Federal do Paraná – UFPR, Graduação em Psicologia pela Universidade Tuiuti do Paraná – UTP, Mestrado em História pela Universidade Federal do Paraná – UFPR e Doutorado em História pela Universidade Federal do Paraná -UFPR Atualmente é professor adjunto da UFPR, pesquisador do Núcleo de Estudos Futebol & Sociedade - UFPR e coordenador do Centro de Memória do Departamento de Educação Física na mesma instituição.

Fernando Renato Cavichiolli, UFPR

Graduação em Educação Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho UNESP, Mestrado em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba e Doutorado em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba – UNIMEP. Atualmente é professor Adjunto da Universidade Federal do Paraná – UFPR, trabalhando nos curso de bacharelado e licenciatura em Educação Física,  no programa de Mestrado e Doutorado em Educação Física - UFPR

ESTÉTICA NO ESPORTE

Publicado

2009-11-30

Como Citar

BAZOTTI SEBRENSKI, R. M.; CAPRARO, A. M.; CAVICHIOLLI, F. R. ESTÉTICA NO ESPORTE: NOTAS ICONOGRÁFICAS SOBRE DUAS “ESTRELAS” - ANA KOURNIKOVA E DAVID BECKHAM. Pensar a Prática, Goiânia, v. 13, n. 1, 2009. DOI: 10.5216/rpp.v13i1.6143. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/6143. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Ensaios