Introdução e condução dos métodos mistos de pesquisa em educação física

Autores

  • Mariane Ferreira Universidade Federal de São Paulo (UFSP), Santos, São Paulo, Brasil, ma_ferreira2@hotmail.com
  • João Francisco Barbieri Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Campinas, São Paulo, Brasil, francisco600_25@hotmail.com
  • José Júlio Gavião de Almeida Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Campinas, São Paulo, Brasil, gaviao@fef.unicamp.br
  • Ciro Winckler Universidade Federal de São Paulo (UFSP), Santos, São Paulo, Brasil, ciro.winckler@unifesp.br

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v23.59905

Palavras-chave:

Pesquisa. Pesquisa mista. Desenho de pesquisa. Educação Física.

Resumo

Os métodos mistos de pesquisa, são definidos como um processo de recolhimento, análise e “mistura” dos dados quantitativos e qualitativos durante determinado estágio da pesquisa e em um único estudo, onde tem por objetivo, compreender melhor o problema de pesquisa. Na área da Educação Física, os métodos mistos de pesquisa, parece ser um caminho ainda pouco explorado, pois tratam-se de uma combinação de abordagens relativamente nova. Com base nisto, o presente ensaio teve como objetivo: a) apresentar os conceitos dos métodos de pesquisa mista; b) apresentar os caminhos necessários para selecionar o design de métodos mistos apropriados para a realização de um estudo de métodos mistos na área da Educação Física.   

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Publicado

15-10-2020

Como Citar

Ferreira, M., Barbieri, J. F., Gavião de Almeida, J. J., & Winckler, C. (2020). Introdução e condução dos métodos mistos de pesquisa em educação física. Pensar a Prática, 23. https://doi.org/10.5216/rpp.v23.59905

Edição

Seção

Ensaios