Incorporar meninas nas aulas de esporte:
pensando possíveis articulações entre os estudos de gênero e a pedagogia do esporte
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v23.59259Palavras-chave:
Gênero; Esporte; Meninas.Resumo
Neste, ensaiamos as possíveis articulações entre a pedagogia do esporte e os estudos de gênero. Para tanto, refletimos sobre como os dispositivos de gênero e sexualidade regulam práticas, discursos e corpos no esporte, produzindo uma gramática esportiva hegemônica e suas possíveis problematizações. Apoiado nas discussões emergentes sobre pedagogia do esporte, refletimos sobre as condições pedagógicas que podem contribuir para oportunizar a aprendizagem do esporte para os corpos não normativos no campo esportivo. E por fim, ensaiamos apontamentos em direção a gramáticas esportivas mais plurais, afim estender as reflexões de gênero ao currículo esportivo, ampliando o diálogo acadêmico e refletindo sobre maneiras de tornar o esporte mais acessível
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, a qual permite o compartilhamento online e gratuito do texto com o devido reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).