Incorporar meninas nas aulas de esporte:

pensando possíveis articulações entre os estudos de gênero e a pedagogia do esporte

Autores

  • Mariana Zuaneti Martins Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Vitória, Espírito Santo, Brasil, marianazuaneti@gmail.com
  • Bruna Saurin Silva Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Vitória, Espírito Santo, Brasil, bruna.saurin@gmail.com

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v23.59259

Palavras-chave:

Gênero; Esporte; Meninas.

Resumo

Neste, ensaiamos as possíveis articulações entre a pedagogia do esporte e os estudos de gênero. Para tanto, refletimos sobre como os dispositivos de gênero e sexualidade regulam práticas, discursos e corpos no esporte, produzindo uma gramática esportiva hegemônica e suas possíveis problematizações. Apoiado nas discussões emergentes sobre pedagogia do esporte, refletimos sobre as condições pedagógicas que podem contribuir para oportunizar a aprendizagem do esporte para os corpos não normativos no campo esportivo. E por fim, ensaiamos apontamentos em direção a gramáticas esportivas mais plurais, afim estender as reflexões de gênero ao currículo esportivo, ampliando o diálogo acadêmico e refletindo sobre maneiras de tornar o esporte mais acessível

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Biografia do Autor

Mariana Zuaneti Martins, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Vitória, Espírito Santo, Brasil, marianazuaneti@gmail.com

Licenciada em Ed. Física e Ciências Sociais - Unicamp

Mestrado e Doutorado em Ed. Física - Unicamp

Professora do Departamento do Desporto - Centro de Ed. Física e Desporto - Universidade Federal do Espírito Santo

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Publicado

30-11-2020

Como Citar

Martins, M. Z., & Saurin Silva, B. (2020). Incorporar meninas nas aulas de esporte:: pensando possíveis articulações entre os estudos de gênero e a pedagogia do esporte. Pensar a Prática, 23. https://doi.org/10.5216/rpp.v23.59259

Edição

Seção

Ensaios