Associação entre bullying e variáveis sóciodemograficas de adolescentes de cidades pequenas do interior de Santa Catarina (SC) – Brasil
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v23.59093Palavras-chave:
Bullying, Adolescentes, Atividade físicaResumo
Objetivo: analisar o bullying e as associações com variáveis sociodemográficas de adolescentes do interior de SC. Método: participaram 539 adolescentes do Oeste de SC. As variáveis sociodemográficas e os papéis de participação no bullying foram identificados pelo Questionário de Olweus. Resultado: verificou-se 22,8% de ocorrência de bullying com vítimas, agressores e vítimas-agressoras. Papéis no bullying associaram-se a sexo e prática de atividade física, com os meninos mais envolvidos em todos os papéis e os agressores e as vítimas-agressoras os que mais praticavam atividade física. Conclusão: a participação no bullying em cidades do interior é semelhante a nacional. Ressalta-se a importância de direcionamento das atividades físicas de forma assertiva para combater o bullying.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, a qual permite o compartilhamento online e gratuito do texto com o devido reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).