A PROPOSTA PEDAGÓGICA DO TEACHING GAME FOR UNDERSTANDING: REFLEXÕES SOBRE A INICIAÇÃO ESPORTIVA
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v12i2.5694Palavras-chave:
Esporte, Pedagogia, iniciação esportiva, Teaching Games For UnderstandingResumo
A proposta do Teaching Games for Understanding defende que a iniciação esportiva se baseie em jogos reduzidos. Para autores que seguem essa linha teórica, a prática destes jogos contribui para a compreensão da lógica tática do jogo formal. Esse artigo tem como principal objetivo realizar discussões sobre a proposta do TGFU. Essa proposta ocupa um papel importante nas publicações mundiais sobre ensino e aprendizagem esportiva. Acreditamos ser de fundamental importância inserir essa teoria no cenário nacional. Com isso, procuramos relacionar as propostas de autores do TGFU às reflexões de estudiosos da Pedagogia do Esporte no Brasil. A partir do diálogo entre esses dois eixos teóricos, é possível contribuir para a construção de novos olhares sobre o fenômeno da iniciação esportiva.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, a qual permite o compartilhamento online e gratuito do texto com o devido reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).