O lugar do brincar na Educação Física infantil: possibilidades de interface com o aprender

Autores

  • Jairo Antônio Paixão Universidade Federal de Viçosa (UFV), Viçosa, Minas Gerais. Brasil, jairopaixao2004@yahoo.com.br
  • Jefferson Teixeira Sousa Universidade Federal de Viçosa (UFV), Viçosa, Minas Gerais, Brasil, jeffersonufvefi15@gmail.com
  • Ederley Emanuel Souza Universidade Federal de Viçosa (UFV), Viçosa, Minas Gerais, Brasil, ederley.souza@gmail.com

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v23.56678

Palavras-chave:

Educação Física. Educação infantil. Brincar. Aprendizagem

Resumo

O presente estudo analisou o brincar nas aulas de Educação Física infantil, tendo em vista suas possiblidades e a sua relação com o processo de ensino aprendizagem. A partir de um estudo de caso intrínseco foi possível inferir que o brincar se faz presente nas aulas e que a sua adoção pelo professor como elemento facilitador no processo ensino aprendizagem amplia as possibilidades no trato dos conteúdos da Educação Física e de manifestações culturais entre as crianças na educação infantil. No entanto, a adoção do brincar como elemento facilitador do processo ensino aprendizagem na Educação Física infantil, demanda planejamento, organização do espaço da aula, divisão do tempo e do número de alunos que irão participar. Não se trata de um brincar pelo brincar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jairo Antônio Paixão, Universidade Federal de Viçosa (UFV), Viçosa, Minas Gerais. Brasil, jairopaixao2004@yahoo.com.br

Pós-doutorado pela Universidade Federal de Viçosa (2012). Doutorado em Educação pela Ibero-Amercican University (2018). Doutorado em Ciência do Desporto pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (2010). Mestrado em Educação pela Ibero-American University (2018). Mestrado em Educação pela Universidade do Oeste Paulista (2005). Especialização em Educação pela Universidade Federal de Viçosa (2005). Especialização em Orientação Educacional pelas Faculdades Integradas de Jacarepaguá (2002). Especialização em Pedagogia do Esporte pelas Faculdades Integradas AVM de Brasília (2014). Graduação em Pedagogia (Licenciatura) pela Universidade Federal de Viçosa (2002). Graduação em Educação Física (Licenciatura e Bacharelado) pela Universidade Federal de Viçosa (1997). Atualmente é professor da Universidade Federal de Viçosa, MG. Professor do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal de Viçosa na linha de pesquisa Educação pública: sujeitos e práticas. Integra o Comitê de Ética em Pesquisas com Humanos da UFV. Coordena o Curso de Licenciatura em Educação Física. Coordena o Curso de Bacharelado em Educação Física. Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas Pedagógicas em Educação Física (GEPPEF) no Curso de Licenciatura em Educação Física no Departamento de Educação da UFV

Jefferson Teixeira Sousa, Universidade Federal de Viçosa (UFV), Viçosa, Minas Gerais, Brasil, jeffersonufvefi15@gmail.com

Licenciado em Educação Física pela Universidade Federal de Viçosa. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas Pedagógicas em Educação Física (GEPPEF) no Curso de Licenciatura em Educação Física no Departamento de Educação da UFV

Ederley Emanuel Souza, Universidade Federal de Viçosa (UFV), Viçosa, Minas Gerais, Brasil, ederley.souza@gmail.com

Licenciado em Educação Física pela Universidade Federal de Viçosa. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas Pedagógicas em Educação Física (GEPPEF) no Curso de Licenciatura em Educação Física no Departamento de Educação da UFV

Downloads

Publicado

2020-07-21

Como Citar

PAIXÃO, J. A.; SOUSA, J. T.; SOUZA, E. E. O lugar do brincar na Educação Física infantil: possibilidades de interface com o aprender. Pensar a Prática, Goiânia, v. 23, 2020. DOI: 10.5216/rpp.v23.56678. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/56678. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais