Educação Física e as “pesquisas nos/dos/com os cotidianos”: reflexões acerca da configuração de outras possibilidades metodológicas
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v23.56402Palavras-chave:
Educação Física, Pesquisa com o cotidiano, Metodologia da pesquisa, Teoria pedagógicaResumo
Trata de um estudo teórico que discute a adoção dos “estudos nos/dos/com os cotidianos” (FERRAÇO, 2001) como pressuposto teórico-metodológico da pesquisa pedagógica em Educação Física (EF). Metodologicamente opera um estudo de tipo “estado do conhecimento”, embasado no mapeamento de publicações veiculadas em seis periódicos da área, bem como nos anais do Conbrace. Discute a maneira como as pesquisas da EF se apropriam e materializam essa proposta de renovação metodológica, além de ressaltar o conteúdo das produções dela derivadas. Considera que a adoção deste artefato teórico-metodológico alternativo faz-se de maneira, ainda, parcial na pesquisa pedagógica da área, apresentando fragilidades em relação à proposta anunciada de captação e visibilização de fazeressaberes.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, a qual permite o compartilhamento online e gratuito do texto com o devido reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).