Atuação do profissional de educação física em CAPS representada pelos demais profissionais do serviço

Autores

  • Sara Maria Teles de Figueiredo Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), Brejo Santo, Ceará, Brasil, sarateles_edf@hotmail.com
  • Braulio Nogueira de Oliveira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA), Porto Franco, Maranhão, Brasil, braulio.oliveira@ifma.edu.br http://orcid.org/0000-0002-3457-2854
  • Giannina do Espírito-Santo Comissão Nacional de Ética em Pesquisa com Seres Humanos, Brasília, Distrito Federal, Brasil, giannina.es@gmail.com

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v23.56378

Palavras-chave:

Sistema Único de Saúde. Saúde Mental. Serviços de Saúde. Assistência Integral à Saúde.

Resumo

O trabalho nos Centros de Atenção Psicossociais (CAPS) requer atuação em equipe, motivo pelo qual é relevante conhecer a representação social acerca de determinada categoria profissional. O objetivo deste estudo é analisar a atuação do profissional de Educação Física nos CAPS, representada pelos demais profissionais de saúde inseridos nesse serviço. Com base na teoria das representações sociais foram realizadas entrevistas com 11 profissionais. A técnica do discurso do sujeito coletivo enquanto procedimento resultou em três discursos. O primeiro aponta para o reconhecimento principalmente pela promoção de atividades físicas, geralmente em grupos terapêuticos e seus efeitos. O segundo indica o desenvolvimento de trabalhos próprios do serviço, como acolhimento, rodas de conversa e estudos de caso, a potencialidade no desenvolvimento do vínculo e, mais timidamente, o desenvolvimento de atividades extramuros. No terceiro, o trabalho do profissional de Educação Física poderia ser melhor desenvolvido se houvesse espaço e material apropriado. Conclui-se que, para esses trabalhadores da saúde, a representação social da atuação da Educação Física ficou ancorada no trabalho em equipe nos diversos grupos terapêuticos e objetivada na mudança de comportamento para a melhoria da saúde.

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Biografia do Autor

Sara Maria Teles de Figueiredo, Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), Brejo Santo, Ceará, Brasil, sarateles_edf@hotmail.com

Possui graduação em Educação Física pela Faculdade Leão Sampaio (2010).Especialista em Fisiologia do Exercício e Grupos Especiais pela FALS. Pós-graduada em Educação Física Escolar pela FIP. Especialização em carácter de residencia com enfase em Saúde Mental Coletiva ESP-CE.

Braulio Nogueira de Oliveira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA), Porto Franco, Maranhão, Brasil, braulio.oliveira@ifma.edu.br

Doutorado em andamento pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano - PPGCMGH/UFRGS

Giannina do Espírito-Santo, Comissão Nacional de Ética em Pesquisa com Seres Humanos, Brasília, Distrito Federal, Brasil, giannina.es@gmail.com

Professora adjunta do Centro Universitário Augusto Motta (UNISUAM), fez parte do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Educação Física por 7 anos. Sub-coordenadora do Comitê de Ética em Pesquisa UNISUAM desde 2012. Coordenadora do GTT Atividade Física e Saúde do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte de 2013 a 2017 (CBCE- Conbrace). Avaliadora do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior BASIs/INEP/MEC.

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Publicado

2020-07-21

Como Citar

FIGUEIREDO, S. M. T. de; OLIVEIRA, B. N. de; ESPÍRITO-SANTO, G. do. Atuação do profissional de educação física em CAPS representada pelos demais profissionais do serviço. Pensar a Prática, Goiânia, v. 23, 2020. DOI: 10.5216/rpp.v23.56378. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/56378. Acesso em: 16 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais