Atuação do profissional de educação física em CAPS representada pelos demais profissionais do serviço
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v23.56378Palavras-chave:
Sistema Único de Saúde. Saúde Mental. Serviços de Saúde. Assistência Integral à Saúde.Resumo
O trabalho nos Centros de Atenção Psicossociais (CAPS) requer atuação em equipe, motivo pelo qual é relevante conhecer a representação social acerca de determinada categoria profissional. O objetivo deste estudo é analisar a atuação do profissional de Educação Física nos CAPS, representada pelos demais profissionais de saúde inseridos nesse serviço. Com base na teoria das representações sociais foram realizadas entrevistas com 11 profissionais. A técnica do discurso do sujeito coletivo enquanto procedimento resultou em três discursos. O primeiro aponta para o reconhecimento principalmente pela promoção de atividades físicas, geralmente em grupos terapêuticos e seus efeitos. O segundo indica o desenvolvimento de trabalhos próprios do serviço, como acolhimento, rodas de conversa e estudos de caso, a potencialidade no desenvolvimento do vínculo e, mais timidamente, o desenvolvimento de atividades extramuros. No terceiro, o trabalho do profissional de Educação Física poderia ser melhor desenvolvido se houvesse espaço e material apropriado. Conclui-se que, para esses trabalhadores da saúde, a representação social da atuação da Educação Física ficou ancorada no trabalho em equipe nos diversos grupos terapêuticos e objetivada na mudança de comportamento para a melhoria da saúde.
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