Inicialização da marcha no desenvolvimento do andar independente em crianças de 1.3 anos a 4 anos: estudo preliminar
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v23.56075Palavras-chave:
Desenvolvimento MotorResumo
Objetivo: compreender o desenvolvimento do ajuste postural antecipatório na inicialização da marcha no desenvolvimento do andar independente em crianças típicas. Participantes: 50 crianças divididas em: G1- 1.3 anos, G2- 2 anos, G3- 3 anos e G4- 4 anos. Variáveis: Amplitude de deslocamento anteroposterior (COPAP) e mediolateral (COPML) do centro de pressão (COP), velocidade média de deslocamento do COP nas direções anteroposterior e mediolateral (VELAP e VELML) durante as fases da inicialização do passo. Resultados: COPAP_1, COPAP_2 e COPAP_3 foram maiores no grupo G1, VELAP_1 e VELAP_2 no G1 são maiores. Conclusão: Com a experiência do andar independente a criança torna-se mais habilidosa devido ao aprimoramento de sua capacidade para avaliar as condições do ambiente.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, a qual permite o compartilhamento online e gratuito do texto com o devido reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).