Dança como conteúdo da educação física escolar

Autores

  • Carla Elisa Santana Soares Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Feira de Santana, Bahia, Brasil, carlaelisasoares@hotmail.com
  • Jaqueline Rodrigues da Silva Secretaria de Educação do Estado da Bahia, Feira de Santana, Bahia, Brasil, jaquejrs@yahoo.com.br

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v23.55757

Palavras-chave:

Educação Física. Dança. Cultura Corporal.

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi analisar a concepção de dança como conteúdo da educação física escolar, expressa nos artigos publicados na Revista Brasileira de Ciências do Esporte (RBCE). Trata-se de pesquisa bibliográfica em que foram analisados 10 artigos. Evidenciamos em maior abundância as concepções de dança como linguagem, linguagem simbólica ou forma de comunicação e maior incidência do referencial fenomenológico. Apontamos a necessidade de aprofundamentos sobre o tipo de sujeito que se quer formar a partir das concepções citadas. Por fim, fazemos a defesa do ensino da dança na escola a partir da concepção de formação omnilateral.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carla Elisa Santana Soares, Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Feira de Santana, Bahia, Brasil, carlaelisasoares@hotmail.com

Possui Licenciatura em Educação Física pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS); Especialização em Educação Física Escolar pela Universidade Candido Mendes (UCAM). Exerceu a docência pela Secretaria de Educação do Estado da Bahia sob regime especial de direito administrativo (REDA), lecionando as disciplinas Educação Física e Artes no ensino médio. Pesquisas desenvolvidas em torno da dança, como conteúdo da educação física e formação de professores, também possui interesse em pesquisa sobre a Pedagogia Histórico-Crítica e a Psicologia Histórico-Cultural. Atualmente é Residente em Saúde da Família pela Fundação Estatal Saúde da Família (FESF) e Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), com enquadramento no Núcleo de Apoio à Saúde da Família.

Jaqueline Rodrigues da Silva, Secretaria de Educação do Estado da Bahia, Feira de Santana, Bahia, Brasil, jaquejrs@yahoo.com.br

Doutoranda no programa de pós-graduação em Educação na Universidade Federal da Bahia. Mestre em Educação pela Universidade Federal Fluminense no Programa de Pós-graduação em Educação, no campo de Confluência Trabalho e Educação.Graduada em Licenciatura em Educação Física pela Universidade Estadudal de Feira de Santana. Professora da Rede básica do Estado da Bahia.

Downloads

Publicado

30-11-2020

Como Citar

Soares, C. E. S., & da Silva, J. R. (2020). Dança como conteúdo da educação física escolar. Pensar a Prática, 23. https://doi.org/10.5216/rpp.v23.55757

Edição

Seção

Artigos de Revisão