Scoping review: práticas corporais na atenção básica em saúde
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v23.54908Palavras-chave:
Práticas Corporais, Atenção Primária à Saúde, Promoção da Saúde, Sistema Único de SaúdeResumo
As práticas corporais (PC) foram introduzidas no âmbito da saúde pública pela Política Nacional de Promoção da Saúde, em 2006. Utilizando o método scoping review, objetivamos investigar as PC propostas na Atenção Básica, de 2006 a 2015. Selecionamos 24 estudos dentre 1168 resgatados pela busca inicial. As PC mais relatadas foram a dança, o alongamento, as práticas orientais e a caminhada e, a maioria, foi escolhida de acordo com a experiência do profissional que conduziu a atividade. Os locais utilizados foram as unidades de saúde e arredores. Parte das intervenções foram conduzidas por estagiários e o profissional de educação física teve a participação mais preeminente nas intervenções.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, a qual permite o compartilhamento online e gratuito do texto com o devido reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).