As perspectivas de estudantes ao final da escolarização básica sobre suas experiências nas aulas de Educação Física

Autores

  • Simone Santos Kuhn Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil simonesantosk@gmail.com
  • Lisandra Oliveira e Silva Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil lisgba@yahoo.com.br
  • Vicente Molina Neto Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil 00006808@ufrgs.br

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v23.54117

Palavras-chave:

Educação Física, Ensino Médio, Grupo de Discussão, Perspectiva Juvenil

Resumo

A PERSPECTIVA DOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO

SOBRE A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR  

Resumo

A investigação procurou responder a seguinte questão de pesquisa: quais os significados atribuídos por estudantes do Terceiro Ano do Ensino Médio (EM) de uma escola Estadual do Rio Grande do Sul (RS) às suas experiências nas aulas de Educação Física (EF) durante a Educação Básica?As informações construídas foram analisadas e discutidas em três categorias: Conteúdos aprendidos nas aulas de EF na Educação Básica; Os significados da EF escolar e as relações com a vida cotidiana; As aulas de EF como espaço de relações interpessoais no ambiente escolar.

Palavras-chave: Educação Física. Ensino Médio. Grupo de Discussão. Perspectiva Juvenil

 

THE PERSPECTIVE OF RIGH SCHOOL STUDENTS

WITH REGARD TO SCHOOL PHYSICAL EDUCATION

Abstract

The investigation sought to answer the following research question: what significance is attributed by students in the Last Year of Righ School at a State School in Rio Grande do Sul to their experiences of Physical Education classes during Basic Education? The information obtained was analysed and discussed in three categories: Contents learned in the Physical Education classes in Basic Education; The significance of school Physical Education and its relationship to everyday life; Physical Education classes as a setting for interpersonal relationships within the school environment.

Keywords: Physical Education. Righ School. Discussion Group. Youth Perspective

 

LA PERSPECTIVA DE LOS ESTUDIANTES DE LA ENSEÑANZA MEDIA

SOBRE LA EDUCACIÓN FÍSICA ESCOLAR 

Resumen

La investigación intentaba responder a la siguiente cuestión de estudio: qué significados atribuyen los estudiantes del Tercer Año de Enseñanza Media de una escuela estatal de Río Grande del Sur a sus experiencias en las clases de Educación Física durante la Educación Básica? Las informaciones construidas fueron analizadas y discutidas en tres categorías: Contenidos aprendidos en las clases de Educación Física en la Educación Básica; Los significados de la Educación Física escolar y las relaciones con la vida cotidiana; Las clases de Educatión Física como espacio de relaciones interpersonales en el ambiente escolar.

Palabras clave: Educación Física. Enseñanza Media. Grupo de Discusión. Perspectiva Juvenil

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Simone Santos Kuhn, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil simonesantosk@gmail.com

Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil

Lisandra Oliveira e Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil lisgba@yahoo.com.br

Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil

Vicente Molina Neto, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil 00006808@ufrgs.br

Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil

Downloads

Publicado

2020-05-12

Como Citar

KUHN, S. S.; SILVA, L. O. e; MOLINA NETO, V. As perspectivas de estudantes ao final da escolarização básica sobre suas experiências nas aulas de Educação Física. Pensar a Prática, Goiânia, v. 23, 2020. DOI: 10.5216/rpp.v23.54117. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/54117. Acesso em: 18 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais