As perspectivas de estudantes ao final da escolarização básica sobre suas experiências nas aulas de Educação Física
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v23.54117Palavras-chave:
Educação Física, Ensino Médio, Grupo de Discussão, Perspectiva JuvenilResumo
A PERSPECTIVA DOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO
SOBRE A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Resumo
A investigação procurou responder a seguinte questão de pesquisa: quais os significados atribuídos por estudantes do Terceiro Ano do Ensino Médio (EM) de uma escola Estadual do Rio Grande do Sul (RS) às suas experiências nas aulas de Educação Física (EF) durante a Educação Básica?As informações construídas foram analisadas e discutidas em três categorias: Conteúdos aprendidos nas aulas de EF na Educação Básica; Os significados da EF escolar e as relações com a vida cotidiana; As aulas de EF como espaço de relações interpessoais no ambiente escolar.
Palavras-chave: Educação Física. Ensino Médio. Grupo de Discussão. Perspectiva Juvenil
THE PERSPECTIVE OF RIGH SCHOOL STUDENTS
WITH REGARD TO SCHOOL PHYSICAL EDUCATION
Abstract
The investigation sought to answer the following research question: what significance is attributed by students in the Last Year of Righ School at a State School in Rio Grande do Sul to their experiences of Physical Education classes during Basic Education? The information obtained was analysed and discussed in three categories: Contents learned in the Physical Education classes in Basic Education; The significance of school Physical Education and its relationship to everyday life; Physical Education classes as a setting for interpersonal relationships within the school environment.
Keywords: Physical Education. Righ School. Discussion Group. Youth Perspective
LA PERSPECTIVA DE LOS ESTUDIANTES DE LA ENSEÑANZA MEDIA
SOBRE LA EDUCACIÓN FÍSICA ESCOLAR
Resumen
La investigación intentaba responder a la siguiente cuestión de estudio: qué significados atribuyen los estudiantes del Tercer Año de Enseñanza Media de una escuela estatal de Río Grande del Sur a sus experiencias en las clases de Educación Física durante la Educación Básica? Las informaciones construidas fueron analizadas y discutidas en tres categorías: Contenidos aprendidos en las clases de Educación Física en la Educación Básica; Los significados de la Educación Física escolar y las relaciones con la vida cotidiana; Las clases de Educatión Física como espacio de relaciones interpersonales en el ambiente escolar.
Palabras clave: Educación Física. Enseñanza Media. Grupo de Discusión. Perspectiva Juvenil
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, a qual permite o compartilhamento online e gratuito do texto com o devido reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).