OUTROS... LUGARES E MODOS DE “OCUPAÇÃO” DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA SAÚDE COLETIVA/SAÚDE PÚBLICA
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v21i4.51336Palavras-chave:
Práticas corporais, Saúde Coletiva, Atividade física, Educação Física.Resumo
Trata-se de ensaio de caráter reflexivo a respeito dos lugares da Educação Física na Saúde Coletiva/Saúde Pública com intuito de problematizar e dar visibilidade a diferentes modos de “ocupação” do campo acadêmico e dos serviços de saúde, especialmente com as práticas corporais. Nesse sentido, demarcaremos alguns cenários a fim de situar a Educação Física e seus movimentos e processos de “ocupação”, inspirados pelo número temático dedicado ao ‘lugar da educação física na saúde pública’ da Revista Ciência & Saúde Coletiva. Assim, as práticas corporais como práticas de saúde estão cada vez mais presentes nos serviços de saúde e tem co-produzido redes de cuidado e atenção à saúde, que buscam benefícios para além daqueles que são possíveis observar ou medir e quantificar.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, a qual permite o compartilhamento online e gratuito do texto com o devido reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).