OUTROS... LUGARES E MODOS DE “OCUPAÇÃO” DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA SAÚDE COLETIVA/SAÚDE PÚBLICA

Autores

  • Fabio Fortunato Brasil de Carvalho Ensp/Fiocruz - Programa de pós graduação Stricto Sensu em Saúde Pública Conprev/INCA - Unidade Técnica de Alimentação, Nutrição, Atividade Física e Câncer Abrasco - GT de Promoção da Saúde e Desenvolvimento Sustentável
  • Yara Maria de Carvalho USP

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v21i4.51336

Palavras-chave:

Práticas corporais, Saúde Coletiva, Atividade física, Educação Física.

Resumo

Trata-se de ensaio de caráter reflexivo a respeito dos lugares da Educação Física na Saúde Coletiva/Saúde Pública com intuito de problematizar e dar visibilidade a diferentes modos de “ocupação” do campo acadêmico e dos serviços de saúde, especialmente com as práticas corporais. Nesse sentido, demarcaremos alguns cenários a fim de situar a Educação Física e seus movimentos e processos de “ocupação”, inspirados pelo número temático dedicado ao ‘lugar da educação física na saúde pública’ da Revista Ciência & Saúde Coletiva. Assim, as práticas corporais como práticas de saúde estão cada vez mais presentes nos serviços de saúde e tem co-produzido redes de cuidado e atenção à saúde, que buscam benefícios para além daqueles que são possíveis observar ou medir e quantificar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabio Fortunato Brasil de Carvalho, Ensp/Fiocruz - Programa de pós graduação Stricto Sensu em Saúde Pública Conprev/INCA - Unidade Técnica de Alimentação, Nutrição, Atividade Física e Câncer Abrasco - GT de Promoção da Saúde e Desenvolvimento Sustentável

Professor de Educação Física, especialista e mestre em Saúde Pública. Possuo experiência em gestão de políticas públicas de saúde com detaque à prevenção de câncer; e Atenção Básica, Promoção da Saúde.

Yara Maria de Carvalho, USP

Possui doutorado em Saúde Coletiva na Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (1999) e livre-docência em Promoção da Saúde pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo; pós-doutorado em Ciências Humanas e Saúde pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (2003). Atualmente é Professora Associada da Universidade de São Paulo. Coordena o grupo de pesquisa CORPUS - Educação Física + Saúde Coletiva + Filosofia + Artes. Trabalha com grupos de investigação de outras unidades e departamentos da USP e com pesquisadores de outras universidades públicas brasileiras (UFRGS, Ufes, Unifesp, Unicamp). O corpo na formação em saúde; a Educação Física no SUS; o corpo na contemporaneidade; corpo, arte e clínica; e as práticas corporais e o cuidado com o corpo na atenção básica/atenção primária em saúde são os temas de investigação que têm sido priorizados tendo como referência teórico-conceitual e metodológica a saúde coletiva, a filosofia e as artes.

Downloads

Publicado

2018-12-27

Como Citar

CARVALHO, F. F. B. de; CARVALHO, Y. M. de. OUTROS... LUGARES E MODOS DE “OCUPAÇÃO” DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA SAÚDE COLETIVA/SAÚDE PÚBLICA. Pensar a Prática, Goiânia, v. 21, n. 4, 2018. DOI: 10.5216/rpp.v21i4.51336. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/51336. Acesso em: 3 jan. 2025.

Edição

Seção

Ensaios