ATUAÇÃO TEÓRICO-CRÍTICA DO PROFESSOR NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Jose Ricardo Silva Faculdade de Ciências e Tecnologias, UNESP, Presidente Prudente, SP.
  • Irineu Aliprando Tuim Viotto Filho Faculdade de Ciências e Tecnologias

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v21i4.51026

Palavras-chave:

Educação Infantil. Educação Física. Teoria histórico-cultural.

Resumo

O objetivo é apresentar orientações prático-teóricas de natureza crítica, construídas a partir da brincadeira, com a finalidade de engendrar novas possibilidades de atuação para o professor na educação infantil enfatizando a educação física como espaço que atende aspectos motores e psicológicos no desenvolvimento. O trabalho caracteriza-se como pesquisa-intervenção e pautou-se em observações que revelaram influências e tendências que consideramos não-críticas. Em processo de intervenção de natureza crítica enfatizamos a brincadeira e o professor como mediador da cultura material e não material que busca a unidade entre os processos de aprendizagem e desenvolvimento dos atos motores e das funções psicológicas nas aulas de educação física na educação infantil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jose Ricardo Silva, Faculdade de Ciências e Tecnologias, UNESP, Presidente Prudente, SP.

José Ricardo Silva possui Licenciatura Plena em Educação Física (2005) pela Faculdade de Ciências e Tecnologias (UNESP), Presidente Prudente - SP e Pedagogia (2016) pela Universidade de Jales (UniJales), Pós-graduação nível Lato Sensu em Educação Infantil (2009), Mestrado em Educação (2012) e Doutorado em Educação (2017) pela Faculdade de Ciências e Tecnologias (UNESP), Presidente Prudente - SP. O pesquisador é membro do grupo de pesquisa Cultura Corporal: Saberes e Fazeres pela instituição referida acima. Professor efetivo do quadro funcional do estado de São Paulo na área de Educação Física. Professor no curso de Educação Física na Faculdade de Presidente Prudente (FAPEPE). Seus estudos e pesquisas têm ênfase em Educação Física Escolar, Educação Física na Educação Infantil, jogos, brincadeiras, práticas pedagógicas com bebês e Formação de Professores a partir dos referenciais teóricos da Abordagem Crítico-superadora, Pedagogia Histórico-Crítica e Teoria Histórico-cultural.

 

 http://lattes.cnpq.br/8284447120706577

Irineu Aliprando Tuim Viotto Filho, Faculdade de Ciências e Tecnologias

Possui Pos-doutorado em Psicologia da Educacao e Desenvolvimento Humano pela University of Bath (Inglaterra/2011-2012); Doutorado em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2005); Mestrado em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001); Graduação em Psicologia pela UNESP-Bauru (1997) e Graduação em Educação Física pela UNESP-Bauru (1990). Atuou como Coordenador do Programa de Pós-graduação em Educação-UNESP-Presidente Prudente de 2013-2016. Atualmente é docente-pesquisador do Programa de Pós-graduação em Educação e do Departamento de Educação Física da UNESP-Presidente Prudente. Tem experiência de pesquisa e ensino na área da Psicologia do Desenvolvimento, Psicologia da Educação e Social, como também sobre a escola e a educação escolar no processo de formação e desenvolvimento humano. Na área da Educação Física tem experiência em Educação Física Escolar, Psicomotricidade, além de experiência em metodologia de pesquisa social em educação. Orienta projetos de pesquisa nas respectivas áreas e ênfases, com experiência em metodologias de intervenção ludo-pedagógicas, jogos interativos e cooperativos e processos grupais. Pesquisa temas relacionados a Escola, Educação Escolar e desenvolvimento humano, Processos de ensino-aprendizagem e Intervenções ludo-pedagógicas na Educação Infantil e Ensino Fundamental. Para a concretização de suas atividades de ensino, pesquisa e extensão, toma como referencial teórico-filosófico e metodológico o materialismo histórico dialético e as contribuições da teoria histórico-cultural e da pedagogia histórico-crítica.


http://lattes.cnpq.br/9832146666836332

Downloads

Publicado

2018-12-27

Como Citar

SILVA, J. R.; VIOTTO FILHO, I. A. T. ATUAÇÃO TEÓRICO-CRÍTICA DO PROFESSOR NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL. Pensar a Prática, Goiânia, v. 21, n. 4, 2018. DOI: 10.5216/rpp.v21i4.51026. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/51026. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais