ATUAÇÃO TEÓRICO-CRÍTICA DO PROFESSOR NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v21i4.51026Palavras-chave:
Educação Infantil. Educação Física. Teoria histórico-cultural.Resumo
O objetivo é apresentar orientações prático-teóricas de natureza crítica, construídas a partir da brincadeira, com a finalidade de engendrar novas possibilidades de atuação para o professor na educação infantil enfatizando a educação física como espaço que atende aspectos motores e psicológicos no desenvolvimento. O trabalho caracteriza-se como pesquisa-intervenção e pautou-se em observações que revelaram influências e tendências que consideramos não-críticas. Em processo de intervenção de natureza crítica enfatizamos a brincadeira e o professor como mediador da cultura material e não material que busca a unidade entre os processos de aprendizagem e desenvolvimento dos atos motores e das funções psicológicas nas aulas de educação física na educação infantil.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, a qual permite o compartilhamento online e gratuito do texto com o devido reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).