JUVENTUDES E MEDIDA SOCIOEDUCATIVA: O OLHAR DOS AGENTES PEDAGÓGICOS SOBRE AS PRÁTICAS DE LAZER
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v21i4.50848Palavras-chave:
Lazer, Juventude, Medida Socioeducativa.Resumo
Esta pesquisa teve por objetivo investigar qual a perspectiva dos agentes pedagógicos sobre as práticas de lazer de adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa na cidade de Campinas – SP. Para tal, baseou-se na análise de documentos relacionados ao Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo e na realização de entrevistas semiestruturadas com agentes pedagógicos envolvidos nesse âmbito. Os dados foram relacionados entre si com a finalidade de se apreender como a legislação e o campo prático interagem e se influenciam. Foi possível identificar a existência de práticas de lazer no contexto das medidas socioeducativas e concepções de lazer voltadas à prática da liberdade. Todavia averiguou-se que essas práticas são permeadas por concepções funcionalistas de lazer.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, a qual permite o compartilhamento online e gratuito do texto com o devido reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).