CORPO EM MOVIMENTO: DOR E SUBJETIVAÇÃO EM MODALIDADES ESTÉTICAS DE ALTO RENDIMENTO
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v21i4.50459Palavras-chave:
Dor, interpretação, estética, desempenhoResumo
A dor se manifesta com continuidade na vida de atletas, produz formas através das quais estes se relacionam com o esporte, consigo. Buscaremos compreender as modulações subjetivas da dor, os ecos e significações advindos dessa experiência continuada nas perspectivas cognitivas e comportamentais em atletas de modalidades individuais cujo componente estético constitui indicador de desempenho e excelência. Este ensaio discute o papel das interpretações que modulam a figura do atleta e da dor, não reduzida a uma realidade estritamente biológica.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, a qual permite o compartilhamento online e gratuito do texto com o devido reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).