A INFLUÊNCIA DOS SABERES DOCENTES NA ESCOLHA DE ESTRATÉGIAS DE ENSINO DOS ESPORTES COLETIVOS NO ESTÁGIO DE 6º AO 9º ANO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v21i4.50225

Palavras-chave:

Educação Física, Formação Inicial, Ensino dos Esportes, Saberes Docentes.

Resumo

O objetivo foi identificar as estratégias de ensino de esportes coletivos utilizadas por estudantes no estágio supervisionado do 6º ao 9º ano de duas universidades federais e verificar o que influenciou nessa escolha: disciplinas, experiências esportivas pré-formação profissional e/ou as experiências de ensino durante a formação inicial. Realizou-se estimulação da recordação, entrevista e análise dos Projetos Pedagógicos de Curso. Metade dos estagiários optou por métodos mais tradicionais. Todas as variáveis estudadas influenciaram nas escolhas didático-metodológicas dos estagiários. As disciplinas do curso de graduação e as experiências de prática docente parecem auxiliar na ressignificação dos saberes produzidos nas experiências pré-formação profissional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patricia Machado da Silva

Mestra em Educação Física - UFPel

Pelotas,RS,Brasil

patriciamachadodasilva@hotmail.com

Mario Renato Azevedo Júnior, Escola Superior de Educação Física - Universidade Federal de Pelotas

Doutor em Epidemiologia - UFPel

Programa de Pós-Graduação ESEF-UFPel

Pelotas, RS,Brasil

mrazevedojr@gmail.com

http://lattes.cnpq.br/3993714605174579

Downloads

Publicado

2018-12-27

Como Citar

MACHADO DA SILVA, P.; AZEVEDO JÚNIOR, M. R. A INFLUÊNCIA DOS SABERES DOCENTES NA ESCOLHA DE ESTRATÉGIAS DE ENSINO DOS ESPORTES COLETIVOS NO ESTÁGIO DE 6º AO 9º ANO. Pensar a Prática, Goiânia, v. 21, n. 4, 2018. DOI: 10.5216/rpp.v21i4.50225. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/50225. Acesso em: 3 jul. 2022.

Edição

Seção

Artigos Originais