A NOVA CLASSE TRABALHADORA VAI AO ENSINO SUPERIOR: UM RETRATO DAS LICENCIATURAS EM EDUCAÇÃO FÍSICA NO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v21i3.49993Palavras-chave:
Educação Física, Licenciatura, Privatização, Classe SocialResumo
O objetivo do trabalho foi apresentar o panorama da privatização das licenciaturas em Educação Física (EF) no Estado do Espírito Santo (ES) e o perfil dos estudantes que freqüentam estes cursos. Foi feita uma pesquisa documental, tendo como fonte o Censo de Ensino Superior/2015, os cursos cadastrados no Brasil, os relatórios do ENADE/14 e o Ranking das universidades brasileiras/2017. Os dados foram interpretados a luz dos conceitos de Pierre Bourdieu e Bernard Lahire. Os resultados indicam que 96,5% dos cursos no ES estão na rede privada. Os estudantes pertencem à “nova classe trabalhadora” brasileira, vieram da escola pública e com baixo capital cultural familiar. Isso traz à tona a necessidade de repensar as práticas didático-pedagógicas nos cursos de EF.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, a qual permite o compartilhamento online e gratuito do texto com o devido reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).