EVIDÊNCIAS DE VALIDADE INTERNA DA ESCALA DE REGULAÇÃO INTERNA NO ESPORTE
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v21i4.49786Palavras-chave:
Motivação. Psicologia do Esporte. Esporte para jovens. Confiabilidade e validadeResumo
O objetivo dessa pesquisa é estimar evidência de validade com base na estrutura interna e precisão da ERICEE-24, administrada em 261 estudantes do ensino fundamental de escolas públicas de Porto Alegre/RS (57,1% sexo feminino), com idades entre 12 e 15 anos (M= 13,36; DP = 1,10). Análises Fatoriais possibilitaram estimar a estrutura hierárquica do modelo de medida: um indicador global do construto Regulação Interna, refletindo quatro fatores específicos de primeira ordem apresentaram índices de consistência interna que variavam entre 0,82 e 0,84, e 0,91 para a escala total. Tais resultados podem ser entendidos como importante passo na direção da dissociabilidade empírica deste construto. Limitações da pesquisa foram discutidas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, a qual permite o compartilhamento online e gratuito do texto com o devido reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).