A PRÁTICA DO BOM PROFESSOR NA FORMAÇÃO INICIAL: UMA ANÁLISE NA PERSPECTIVA DE ACADÊMICOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA

Autores

  • Jairo Antônio Paixão Universidade Federal de Viçosa
  • Ederley Emanuel Souza Universidade Federal de Viçosa
  • Jefferson Teixeira Sousa Universidade Federal de Viçosa
  • Emanuel Mattos Della Lucia Universidade Federal de Viçosa

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v21i4.49712

Palavras-chave:

Prática pedagógica, formação de professor, Educação Física.

Resumo

O estudo analisou a prática pedagógica do professor no ensino superior considerado bom professor na perspectiva de acadêmicos de um  curso de licenciatura em Educação Física. A partir de uma pesquisa qualitativa em que foi utilizado um questionário estruturado na escala Likert de 5 pontos, com 53 acadêmicos que se encontravam matriculados no último ano do curso, foi possível inferir que as boas práticas pedagógicas decorrem ancoradas numa perspectiva crítica de ensino, em que se inserem as dimensões técnica, político-social e humana no processo ensino aprendizagem ao longo da formação inicial dos futuros professores em questão. Em suma, o conceito valorativo de bom professor decorre de fatores percebidos na prática pedagógica do professor ao longo de sua trajetória profissional.

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Biografia do Autor

Jairo Antônio Paixão, Universidade Federal de Viçosa

Pós-doutorado pela Universidade Federal de Viçosa (2012). Doutorado em Educação (em andamento). Doutorado em Ciência do Desporto pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (2010). Mestrado em Educação (em andamento). Mestrado em Educação pela Universidade do Oeste Paulista (2005). Especialização em Educação pela Universidade Federal de Viçosa (2005). Especialização em Orientação Educacional pelas Faculdades Integradas de Jacarepaguá (2002). Especialização em Pedagogia do Esporte pelas Faculdades Integradas AVM de Brasília (2014). Graduação em Pedagogia (Licenciatura) pela Universidade Federal de Viçosa (2002). Graduação em Educação Física (Licenciatura e Bacharelado) pela Universidade Federal de Viçosa (1997). Atualmente é professor da Universidade Federal de Viçosa, MG. Professor do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal de Viçosa na linha de pesquisa Educação pública: sujeitos e práticas. Integra o Comitê de Ética em Pesquisas com Humanos da UFV. Coordena o Curso de Licenciatura em Educação Física. Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas Pedagógicas em Educação Física (GEPPEF) no Curso de Licenciatura em Educação Física no Departamento de Educação Física na Universidade Federal de Viçosa, MG

Lattes: http://lattes.cnpq.br/2974745504874619

Ederley Emanuel Souza, Universidade Federal de Viçosa

Estudante do Curso de Educação Física (Licenciatura e Bacharelado) da Universidade Federal de Viçosa.Integrante do Grupo de Estudos Pedagógicos em Educação Física (GEPEF). Bolsista de Iniciação científica do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC/CNPQ - Edital de seleção 2016/2017

Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5666933567878001

Jefferson Teixeira Sousa, Universidade Federal de Viçosa

Graduando do Curso de Educação Física (Licenciatura e Bacharelado) da Universidade Federal de Viçosa. Integrante do Grupo de Estudos Pedagógicos em Educação Física (GEPEF). Ex-bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID/UFV)

Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9411548292891432

Emanuel Mattos Della Lucia, Universidade Federal de Viçosa

Graduando em Licenciatura e Bacharelado em Educação Física pela Universidade Federal de Viçosa - MG. Ex-Bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID) e membro do Grupo de Estudo Pedagógicos em Educação Física (GEPEF).

Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1567348477689708

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Publicado

2018-12-27

Como Citar

PAIXÃO, J. A.; SOUZA, E. E.; SOUSA, J. T.; DELLA LUCIA, E. M. A PRÁTICA DO BOM PROFESSOR NA FORMAÇÃO INICIAL: UMA ANÁLISE NA PERSPECTIVA DE ACADÊMICOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA. Pensar a Prática, Goiânia, v. 21, n. 4, 2018. DOI: 10.5216/rpp.v21i4.49712. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/49712. Acesso em: 12 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais